Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19097
Título: Arborização urbana: um estudo de caso no bairro da Caixa D'Água, município de Pirpirituba/PB
Autor(es): Lima, Érika Carla de Freitas
Palavras-chave: Arborização urbana
Planejamento urbano
Qualidade de vida
Data do documento: 2018
Resumo: A arborização urbana proporciona inúmeros benefícios a população, influenciando de forma direta e indireta na qualidade de vida das pessoas. Portanto, é fundamental a realização de projetos voltados para esta temática, e que sejam implementados levando-se em consideração as características urbanas, evitando assim, problemas provocados por algumas espécies. Dada a importância das árvores para o meio urbano, esta pesquisa objetivou levantar a percepção ambiental da população que reside no Bairro da Caixa D’água, localizado no município de Pirpirituba-PB, além de verificar as atuais condições da arborização nas principais artérias deste bairro. Para atingir o objetivo deste trabalho foi realizado uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de questionários, onde pôde-se obter a contribuição da população. Buscou- se o reconhecimento da área a partir de idas a campo e verificação de mapas, já a análise dos resultados, foram implementadas através de bibliografias, livros, artigos científicos e sites disponíveis em acervos eletrônicos. Pôde-se concluir que o Bairro em estudo é pouco arborizado e que a população realiza o plantio por conta própria, sem nenhuma orientação técnica, desta forma, algumas espécies inadequadas lhes causam transtornos, o que explica a crescente retirada de indivíduos arbóreos desta comunidade. A pesquisa permitiu compreender como a arborização pode ser benéfica para a qualidade de vida das pessoas, desde que seja realizada de forma planejada.
Descrição: LIMA, E. C. de F. Arborização urbana: um estudo de caso no bairro da Caixa D'Água, município de Pirpirituba/PB. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19097
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érika Carla de Freitas Lima.pdfPDF - Érika Carla de Freitas Lima4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.