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dc.contributor.authorBezerra, Lucélia Xavier-
dc.date.accessioned2019-03-28T17:07:23Z-
dc.date.available2019-03-28T17:07:23Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 796.323-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19115-
dc.descriptionBEZERRA, L. X. Basquetebol na escola: parceria que gera disciplina, saúde e educação. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho possui de princípio a perspectiva de construção de uma proposta de ensino do basquetebol na escola, através de um relato, tem como objetivo narrar minhas experiências vividas na E.M.E.F.Senador Ruy Carneiro em Sitio Barreiros de Cacimba de Dentro-PB, na turma do 7º ano, com uma quantidade de 18 alunos, entre os dias 22 de abrila01 junho de 2017, com carga horário de 100 horas.No sentido de compreender o basquetebol como um esporte acessível, necessitei de uma experimentação de atuação prática junto a uma escola pública para, assim, constatar a viabilidade deste conteúdo. Neste sentido se desenvolveu atividades atrativas e diferenciadas, onde gerarão curiosidades nos alunos. Inserir o basquetebol na escola e incentivar os alunos a prática de atividades físicas, visando melhorar o desempenho dos alunos na escola e aprendendo a ter disciplina e como respeitar os seus professores e seus colegas, foi a proposta do componente curricular do estágio I do PARFOR. Em 1891, o basquetebol foi criado na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachussets, nos Estados Unidos, pelo professor canadense James Naismith. Ele já realizava outras modalidades com os alunos, porém com pouco desinteresse destes, pela monotonia das aulas. Deste modo, o professor James Naismith atendeu ao pedido do diretor do Instituto e resolveu criar um jogo interessante e agradável, que pudesse ser praticado em lugares fechados, devido ao rigoroso inverno, que atendesse um grande número de pessoas praticando ao mesmo tempo, sem muito contado físico e com sentido coletivo. O basquetebol é um esporte incrível para os alunos, desenvolve e começar a ter o amor próprio, a autonomia para expor suas criatividades, ter decisões rápidas e precisas, muita disciplina, e companheirismo, ajudando os alunos a trabalhar em equipe e ter um autocontrole emocional tanto nos jogos quanto em situações distintas. Esse esporte deve ser praticado, na educação das crianças e adolescentes. Por isso o basquetebol dentro dessa cultura deve ser iniciado na infância, para que assim, possamos trabalhar a inclusão e a cidadania, através desse esporte.Usando como referência Estágio Curricular Supervisionado I em Educação Física que aconteceu no período de 22 de abril a 01 de junho de 2017. No horário vespertino. Esse período foi caracterizado por uma observação do ambiente e de como ocorrem às rotinas das aulas. Tive a grande oportunidade de observar durante duas semanas, onde aprendi muitas coisas, das quais poderei aplicar na minha caminhada futuramente. Ao iniciar o Estágio Supervisiona I, me deparei com um imenso problema onde os alunos não aceitavam o Basquetebol como uma prática de aula de Educação Física. Fui desenvolvendo a curiosidades deles através de atividades lúdicas e criativas, aonde ao mesmo tempo ia inserindo as regras do Basquetebol, e aos pouco eles começaram a ter confiança em mim e no esporte.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Anny Sionara Moura Lima Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBasquetebolpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleBasquetebol na escola: parceria que gera disciplina, saúde e educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

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