Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria de Fátima dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-28T17:09:59Z | - |
dc.date.available | 2019-03-28T17:09:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19118 | - |
dc.description | SILVA, M. de F. O texto literário e a formação leitora dos alunos do ensino médio: uma análise a partir de atividade proposta no livro didático. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo principal investigar se as atividades que envolvem o texto literário têm sido propostas no livro didático de português do ensino médio com o intuito de levar os alunos a desenvolverem o letramento literário. Dessa forma, iremos discorrer ao longo desse trabalho sobre a relevância da leitura, em seu aspecto geral, para o desenvolvimento cognitivo, crítico, intelectual e social do ser humano. Abordaremos também, e de forma bem específica, sobre o papel do texto literário para a formação leitora dos alunos do ensino médio com a finalidade de pontuar o quanto esse tipo de leitura pode torná-los leitores autênticos, capazes de compreender, interpretar e associar o que lêem às suas experiências cotidianas. Para embasamento de tais discussões, iremos utilizar como aporte teórico autores como: Kleiman (2008), Lajolo (2000), Martins (2007), Soares (2010), Cosson (2014), Candido (2011) dentre outros. Tendo em vista que a nossa pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo e, considerando o nosso principal objetivo apresentado anteriormente, traremos, por fim, uma análise feita em uma atividade que tem como base um dos poemas de Ferreira Gullar. A partir dessa análise foi possível verificar se o poema foi posto na atividade com o intuito de estimular o aluno a desenvolver uma leitura crítica/reflexiva do seu conteúdo temático, ou se foi colocado apenas como pretexto para se explorar outros elementos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Karla Valéria Araújo Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Texto literário | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O texto literário e a formação leitora dos alunos do ensino médio: uma análise a partir de atividade proposta no livro didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima dos Santos Silva.pdf | PDF - Maria de Fátima dos Santos Silva | 2.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.