Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19123
Título: Produção de mudas orgânicas de plantas medicinais como ferramenta de educação ambiental
Autor(es): Silva, Edgleiston Vieira da
Palavras-chave: agricultura orgânica
Agroecologia
Fitoterapia
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Experiências de produção de mudas e instalação de hortas de plantas medicinais em ambientes que permitam a participação de várias pessoas da comunidade têm sido realizadas com sucesso em vários estados brasileiros, especialmente em instituições de ensino. Tendo em vista a necessidade de realização de atividades práticas para a sensibilização dos estudantes no que se refere à importância e cultivo de plantas medicinais, objetivou-se produzir mudas orgânicas de plantas medicinais, em um trabalho participativo de educação ambiental, juntamente com estudantes do curso Técnico em Agropecuária. A experiência de produção de mudas orgânicas de plantas medicinais foi realizada no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca/PB, com 47 estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Assis Chateaubriant. Inicialmente foram passadas orientações em sala e posteriormente em campo sobre as formas de produção de mudas de espécies medicinais. Foi explicado todo o procedimento, incluindo os tipos e materiais de propagação de cada espécie, tipos de sementeiras, adubação, turnos de regas, manutenção e avaliação diária das mudas até o final do período destinado à produção das mudas. Foram produzidas mudas orgânicas de babosa, hortelã-da-folha-miúda, alecrim, alfavaca, camomila, capim-santo, cardo-santo, erva-cidreira, espriteira, fedegoso, boldo-brasileiro, quebra-pedra, saião, agrião-bravo, cajueiro-roxo, guaco, anador, mastruz, pega-pinto, vassourinha, e capuchinha. Os alunos vivenciaram na pratica de como foi importante a elaboração deste trabalho realizado na instituição, elevando seu grau de conhecimento a produção, e propagação desses medicamentos facilmente encontrados na natureza É desejo da comunidade participar de uma horta comunitária para cultivo de plantas de emprego medicinal para aproveitamento integral dos benefícios A participação social na produção da ‘farmácia verde’ comunitária deve ser estimulada, com envolvimento dos governos e instituições de ensino
Descrição: SILVA, E. V. Produção de mudas orgânicas de plantas medicinais como ferramenta de educação ambiental. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19123
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Edgleiston Vieira da Silva_protected.pdfPDF - Edgleiston Vieira da Silva.pdf783.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.