Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19125
Título: O teatro de fantoches e a contação de histórias enquanto ferramenta para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física
Autor(es): Macena, Roberta Luciana de
Palavras-chave: Educação Física escolar
Recursos didáticos
Teatro de fantoches
Contação de histórias
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A transformação de pensamentos e atitudes dos alunos são frutos de uma boa seleção de conteúdos e de um bom planejamento, e para que isso aconteça, as aulas de Educação Física precisam ser fundamentadas seguindo as vertentes dos objetivos (conceituais, procedimentais e atitudinais) perpassando, assim, por todos os conteúdos de forma associada, com o intuito de alcançar os seus objetivos de aprendizagem. Em busca de alcançar esses objetivos, escolhemos o teatro de fantoches e a contação de história enquanto recursos didáticos para o ensino de parte dos conteúdos conceituais e atitudinais das nossas aulas, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e de fácil entendimento. Portanto, esse trabalho tem o objetivo de registrar e divulgar a metodologia utilizando fantoches e contação de histórias para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física, desenvolvidas a partir da atuação do PIBID na Escola Municipal Deputado Petrônio de Figueiredo. O trabalho com o teatro de fantoches e a contação de histórias foram realizados com alunos do Ensino Infantil e Fundamental I - Pré I e II, 1° e 2° ano, com faixa etária de 4 a 8 anos, durante a execução do ―Projeto Dançando com o meio ambiente‖ que abordou em 14 aulas os elementos constituintes do conteúdo dança em concordância com o tema transversal meio ambiente, dentro de uma perspectiva de discutir sobre melhorias para a escola e para a cidade onde ela se encontra. Indo de encontro ao objetivo desse trabalho, podemos afirmar que o teatro de fantoches e a contação de histórias são efetivos para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Física considerando as características do ciclo de escolarização que as crianças se encontram, entendendo que elementos lúdicos e que despertem o interesse e a imaginação delas são essenciais para a aprendizagem nessa primeira fase da educação Básica.
Descrição: MACENA, R. L. de. O teatro de fantoches e a contação de histórias enquanto ferramenta para o ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19125
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Luciana de Macena.pdfPDF - Roberta Luciana de Macena11.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.