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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Wandra Maria Gonçalves de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T17:14:25Z | - |
dc.date.available | 2019-04-10T17:14:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19148 | - |
dc.description | BEZERRA, W. M. G. de S. A inclusão social do surdo no escola: desafios e possibilidades. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que visa analisar sobre a importância da família e da escola na inclusão do aluno surdo no ambiente escolar como acontece a inclusão do aluno surdo nas salas de aula regulares onde surdos e ouvintes estão inseridos numa mesma realidade, mas com cultura diversificada, pois a comunidade surda tem a cultura surda e não é a mesma da cultura ouvinte. Vem valorizar a forma de como o conteúdo é passado para o surdo, pois toda informação é através do espaço-visual. Esta pesquisa mostra uma realidade vivida pelos surdos que dependem de interpretes como também do apoio de outros profissionais da educação a exemplos dos professores entre outros que estão inseridos na escola, que vem trazer muitos significados importantes para o desenvolvimento escolar do surdo na sociedade como o todo. Quais as dificuldades que o aluno surdo enfrenta para obter um ensino de qualidade sendo inseridos em um contexto de culturas diferentes. Foi desenvolvida em Guarabira -PB, na escola Centro Educacional Edivardo Toscano e EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, foram feitos três questionários com dez perguntas objetivas, foram entrevistados dez professores, dez intérpretes e dez pais de alunos surdos. Nesta perspectiva tivemos como base as leis de inclusão do surdo, regulamentação da língua e da profissão do intérprete. Concluiu-se então que a escola precisa de formação continuada no ensino da Libras para os professores e demais funcionários e os resultados encontrados foram satisfatórios, onde esperamos que o mesmo sirva para estudos posteriores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Intérprete | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A inclusão social do surdo no escola: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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