Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thayanna Maria Medeiros-
dc.date.accessioned2019-04-17T12:03:04Z-
dc.date.available2019-04-17T12:03:04Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19179-
dc.descriptionSANTOS, T. M. M. Ferramentas lúdicas para fortalecimento do grupo infantil no Assentamento Pequeno Richard, Catolé de Boa Vista – PB. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA agroecologia apresenta-se com uma estrutura metodológica na qual aborda seis dimensões, visando compreender não apenas a questão agronômica dos agroecossistemas, mas também questões políticas, culturais e sociais. Sabendo da estrutura agrária que foi implantada em nosso país e das conseqüentes desigualdades e degradações geradas por esta estrutura,observamos a importância do assentamento, locala ser apropriado e gerido por um conjunto de famílias, que por meio da produção agrícola tende a garantir a segurança alimentar, a viabilidade econômica, a organização social, a valorização cultural, e a conservação ambiental desta nova comunidade. Dentro do mesmo contexto, compreende-se a importância das crianças para continuidade do trabalho e das conquistas obtidas, desenvolvendo nelas o interesse em permanecer e cuidar do que um dia foi e ainda é alutade seus pais e/ou avós.Por esta razão, trabalhando a dimensão cultural e social da agroecologia esta pesquisa fundamenta-se, objetivando assim, fortalecer o grupo infantil do Assentamento Pequeno Richard, na cidade de Catolé de Boa Vista, por meio da literatura de cordel, metodologias participativas, práticas ambientais e de valorização do campo e de sua realidade. Deste modo a pesquisa dês envolveu-se entre os meses de Maio de2015 a Janeiro de2016, onde foram realizados 11 encontros com o grupo de18 crianças. Foram desenvolvidos dois cordéis, o primeiro com o tema“O quetemno assentamento?”e o segundo com o tema“Nossa chegada no assentamento”, dinâmicas recreativas com temas de educação ambiental,levantamento das plantas nativas e devalorização do local que eles vivem. Ao fim consideramos quão importante foram os momentos vividos com estas crianças, percebo, ainda mais que antes, que as crianças e a juventude no meio rural são hoje e sempre serão o único grupo que poderá realmente ter o poder transformador dentro da nossa realidade agrária, que por meio do trabalho com a literatura de cordel, conseguimos atingir todos os demais objetivos e metodologias, demonstro tamanha satisfação e gratidão,reconhecendo que conseguimos satisfatoriamente fortalecer e dar apoio ao grupo sabendo também que conquistamos um pequeno, mais excelente grupo de pequenos jovens que sem dúvida farão a diferença dentro do contexto ruralpt_BR
dc.description.sponsorshipLeandro Oliveira de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleFerramentas lúdicas para fortalecimento do grupo infantil no Assentamento Pequeno Richard, Catolé de Boa Vista – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayanna Maria Medeiros Santos_protected.pdfPDF - Thayanna Maria Medeiros Santos.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.