Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19182
Título: Diferenças sociais, econômicas e ambientais entre dois assentamentos na Paraíba
Autor(es): Filho, Amaro Gaudencio Gomes
Palavras-chave: Assentamentos
Espaço Agrário
Aspectos Socioeconômicas e Ambientais
Pesquisa Agroecológica
Data do documento: 14-Mar-2017
Resumo: Este trabalho buscou analisar aspectos sociais, econômicos e ambientais, das famílias, que moram nos assentamentos agrários: Primeiro de Maio, na zona rural do município de Pocinhos e José Antônio Eufrosino, na zona rural do município de Campina Grande, ambos na Paraíba. O referido estudo foi realizado no mês de setembro no ano de 2012, com a participação de 11 (onze) famílias residentes nos assentamentos e no mês de agosto de 2016 também com a participação de 11 (onze) famílias que, na ocasião, responderam ao questionário o qual foi aplicado e analisado a luz da revisão bibliográfica sobre o tema, oportunizando um estudo comparativo entre os dois contextos da pesquisa. A pesquisa de campo descritiva das informações, sociais, econômicas e ambientais, permitiu a caracterização das atividades agrícola, pecuária, práticas sanitárias, higiênicas e ambientais, entre outros aspectos do cotidiano dos envolvidos da pesquisa. Os assentamentos estão localizados em municípios diferentes, embora com uma relativa proximidade de 24 km. No assentamento José Antônio Eufrosino os assentados têm desde setembro de 2012 o apoio do INCRA juntamente com a COONAP e SEBRAE, que dão suporte e orientação, ao contrário do assentamento Primeiro de Maio, que vive sem as mínimas condições socioeconômicas
Descrição: FILHO, A. G. G. Diferenças sociais, econômicas e ambientais entre dois assentamentos na Paraíba. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19182
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amaro Gaudencio Gomes Filho_protected.pdfPDF - Amaro Gaudencio Gomes Filho.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.