Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19186
Título: Sementes da paixão: uma leitura da rede de bancos comunitários de sementes no território da Borborema
Autor(es): Silva, Ana Eliza Oliveira
Palavras-chave: Agrobiodiversidade
Sementes Crioulas
Conservação on farm
Semiárido
Data do documento: 26-Out-2017
Resumo: No Território da Borborema no Estado da Paraíba, as famílias agricultoras costumam guardar suas sementes crioulas nos bancos comunitários de sementes. A pesquisa objetivou monitorar esses bancos de forma participativa, acreditando na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tanto com essas famílias quanto com as suas organizações de apoio, foi organizado um diagnóstico das sementes crioulas estocadas no Território da Borborema. Essa pesquisa constatou que guardiões das sementes da paixão são também guardiões da diversidade genética das nossas sementes, os mesmos estocam dezenas de variedades locais resistentes aos intemperismos e adaptadas ao ambiente. Atualmente existem 60 bancos de sementes, os quais constituem uma rede de bancos comunitários de sementes, que vêm constituindo-se como espaço importante de interação das famílias, articulação dos bancos de sementes, manejo e resgate de sementes crioulas carregadas de identidades da agrobiodiversidade local. O manejo sustentável das sementes da paixão é um mecanismo de política pública fundamental para o enfrentamento dos efeitos negativos da seca e da insegurança alimentar das famílias, com isso, discutimos também a implantação de políticas públicas de distribuição de sementes de modo que sanem os interesse dos guradiões
Descrição: SILVA, A. E. O. Sementes da paixão: uma leitura da rede de bancos comunitários de sementes no território da Borborema. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19186
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Eliza Oliveira Silva_protected.pdfPDF - Ana Eliza Oliveira Silva .pdf689.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.