Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19205
Título: Uma história da saúde pública e do agente comunitário de saúde: uma experiência no município de Sapé-PB
Autor(es): Santos, Jailson Ramos dos
Palavras-chave: História
Agente comunitário de saúde
Santa Marina
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer um breve apanhado histórico sobre a institucionalização da saúde pública no Brasil. Procuramos compreender como surgiu e se constituiu o Sistema Único de Saúde – SUS e como o Agente Comunitário de Saúde tornou-se uma importante peça para a funcionalidade desse complexo sistema. Apesar do Estado ter se apresentado tão omisso no papel do cuidado à saúde pública, nas três últimas décadas passou a se preocupar mais com essa questão. Após essa análise, conclui-se que os Agentes Comunitários de Saúde são peças essenciais para a manutenção da estrutura da atenção básica, pois eles atuam em diversos contextos promovendo a saúde e minimizando agravos. Porém, identificou-se que algumas dificuldades encontradas na comunidade são inerentes ao papel exercido pelos mesmos, e que ainda assim muitas vezes reivindicam os desabafos da comunidade, e que faltam recursos tecnológicos que facilitariam a atuação e o desempenho dos dados a nível nacional destes trabalhadores da atenção básica. Para a elaboração desse texto realizamos uma pesquisa bibliográfica e fizemos uso de alguns documentos fornecidos pela secretaria de saúde do município de Sapé.
Descrição: SANTOS, J. R. dos. Uma história da saúde pública e do agente comunitário de saúde: uma experiência no município de Sapé-PB. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19205
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson Ramos dos Santos.pdfPDF - Jailson Ramos dos Santos2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.