Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19224
Título: Prática pedagógica em Educação Física: Para além da bola
Autor(es): Figueiredo, Otonny Alves
Palavras-chave: Prática pedagógica
Formação profissional
Educação básica
Ensino de Educação Física
Data do documento: 3-Out-2018
Resumo: Tendo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) como norte para a Educação Brasileira, a mesma atentou para presença da Educação Física na escola, criando assim, a necessidade de orientar a prática pedagógica dos professores que tratam o corpo e o movimento humano, pois esta sofreu mudanças consideráveis. Para isso é necessário que o professor de Educação Física fundamente sua prática pedagógica numa abordagem de ensino o que lhe ajudará na instrumentalização de sua práxis. Partindo desses pressupostos, este estudo teve o objetivo de analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino em Patos – PB, considerando o uso das abordagens pedagógicas da Educação Física, bem como a coerência entre os métodos de ensino e de avaliação em Educação Física coincidem com as abordagens citadas. O estudo caracteriz-se como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo transversal, foi realizado nas escolas municipais na cidade de Patos – PB e teve como amostra 12 professores da rede municipal de ensino que estavam em pleno exercício de sua função. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, sendo os dados tabulados em tabelas. A partir dos dados obtidos avaliamos que todos os professores fazem o uso de uma ou mais abordagem de ensino na prática pedagógica apesar de em determinados momentos os professores pesquisados, se mostrarem contraditórios e confusos quando confrontamos as abordagens citadas por alguns com os conteúdos e os métodos de ensino, assim como a forma de avaliação algumas vezes se mostrou incoerente com a abordagem citada. Constamos ainda que muitas são as dificuldades enfrentadas pelos professores na sua prática pedagógica desde a falta de materiais até más condições de infraestrutura, assim como falta de interesse dos alunos. Por fim inferimos que existe a necessidade dos professores se aprofundarem e refletirem cada vez mais sobre os fundamentos teóricos de cada abordagem pedagógica da Educação Física.
Descrição: FIGUEIREDO, O. A. Prática pedagógica em Educação Física: Para além da bola. 2018. 55f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19224
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Otonny Alves Figueiredo.pdfPDF - Otonny Alves Figueiredo22.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.