Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19263
Título: Construção de um educador vaginal através da tecnologia de manufatura aditiva
Autor(es): Andrade, Katiuska Duarte de
Palavras-chave: Cinesioterapia
Assoalho pélvico
Manufatura aditiva
Impressão 3D
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: A cinesioterapia tem sido considerada uma ferramenta chave no tratamento fisioterapêutico para fortalecimento do assoalho pélvico, trabalhando os músculos pelos movimentos de forma ativa, aumentando o tônus das fibras musculares, consequentemente a sua resistência. A fisioterapia convencional, pode ser realizada com auxílio de educadores vaginais, estes são uma das formas de utilização da cinesioterapia para o tratamento da musculatura do assoalho pélvico, permitindo uma contração correta da musculatura perineal por acompanhar os movimentos das paredes internas da vagina, fornecendo um feedback sensorial desta musculatura. O acesso a este dispositivo é reduzido e por este motivo buscou-se uma maneira de desenvolver um dispositivo diferenciado e de fácil acesso através do processo de Manufatura Aditiva - MA (Impressão 3D) o qual permite criar objetos precisos, de geometria complexa e com baixo custo. O dispositivo foi desenvolvido a partir da modelagem CAD no Autodesk Inventor e prototipado através do processo FDM da MA no material PLA como matéria prima. A concepção deste disposto foi feita a partir da engenharia reversa de um educador vaginal comercial. A criação deste dispositivo utilizando MA dá uma nova perspectiva aos tratamentos de disfunções do assoalho pélvico, uma vez que este pode ser produzido em pequenas escalas, de forma imediata e com custo reduzido, além de apresentar-se com um design inovador.
Descrição: ANDRADE, K. D. de. Construção de um educador vaginal através da tecnologia de manufatura aditiva. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19263
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiuska Duarte de Andrade.pdfPDF - Katiuska Duarte de Andrade29.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.