Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19264
Título: Efeitos biomecânicos e neurofisiológicos da estimulação transcraniana por corrente contínua e do agulhamento seco na Síndrome Dolorosa Miofascial Lombar
Autor(es): Silva, Arthur Cellys Tavares da
Palavras-chave: Agulhamento seco
Dor crônica
Dor lombar
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é causadora de dor crônica lombar e caracterizada por pontos-gatilhos (PG) miofasciais. O agulhamento seco (AS) é usado para inibir o ponto doloroso. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) diminui o sintoma álgico da dor crônica. Objetivo: avaliar os efeitos biomecânicos e neurofisiológicos da estimulação elétrica transcraniana e do agulhamento a seco na dor na síndrome miofascial lombar. Método: pesquisa experimental, ensaio clínico randomizado com abordagem quantitativa. A partir de uma amostra de 18 indivíduos com SDM. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Motricidade Humana e Neurociências - LAMHNEC, do Departamento de Fisioterapia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) depois de ser aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Foram utilizados para avaliação o Formulário de Pesquisa com dados clínicos e sociodemográficos; o Teste de Schober para avaliar a mobilidade da coluna lombar; a Escala Visual Analógica para mensurar a intensidade da dor e a Algometria de Pressão para mensurar o limiar pressórico álgico (LPA) em cada PG encontrado. Logo após, foram realizados o AS e a ETCC. Por fim, os indivíduos foram reavaliados. Resultados: houve aumento maior no LPA para o músculo eretor da espinha esquerdo (36,94 %), do grupo A, e um aumento do LPA do quadrado lombar esquerdo do grupo B (51,16 %). Conclusão: houve efeitos biomecânicos e neurofisiológicos sobre a dor na SDM, sugerindo resultados positivos em relação à diminuição da dor.
Descrição: SILVA, A. C. T. da. Efeitos biomecânicos e neurofisiológicos da estimulação transcraniana por corrente contínua e do agulhamento seco na Síndrome Dolorosa Miofascial Lombar. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19264
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Cellys Tavares da Silva.pdfPDF - Arthur Cellys Tavares da Silva7.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.