Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19266
Título: Avaliação cinético funcional da coluna cervical em pacientes portadores de desordem temporomandibular
Autor(es): Silva, Wendell Aguiar
Palavras-chave: Fisioterapia
Transtornos da Articulação Temporomandibular
Disfunção Temporomandibular - DTM
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: A disfunção temporomandibular (DTM) é um distúrbio recorrente em indivíduos de todas as idades, que envolve distúrbios clínicos cuja alterações articulares e musculares de todo sistema estomatognático podem desencadear sinais e sintomas. Objetivo: Avaliar do ponto de vista cinético funcional, a região cervical em pacientes portadores de disfunção temporomandibular. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal do tipo quantitativo. A pesquisa foi apreciada pelo comitê de ética em pesquisa da UEPB com aprovação sob o número CAAE: 73357617.8.0000.5187, e foi realizada na Clínica Escola de Fisioterapia situada no Campus I da UEPB. A amostra consistiu de 25 indivíduos, de ambos os sexos, portadores de DTM. O estudo consistiu em duas fases: recrutamento e avaliação cinético funcional. Resultados: Houve prevalência da população feminina de 76%. A média de idade foi de 36,04 ± 2,82 anos. Foram realizadas medidas angulares da cervical, que mostraram restrição para todos os movimentos osteocinematícos, com discrepância maior para flexão (34º), enquanto que também foi possível perceber a assimetria na amplitude de alguns movimentos cervicais confirmado pelas médias das medidas lineares. Quanto a mobilidade artrocinemática, foi visto uma predominância de dor no grau I de deslizamento intervertebral, principalmente em relação à pressão póstero-anterior lateral esquerda, e também que há uma predominância de limitação de deslizamento artrocinemático nos graus II e III. O exame do nível de dor nos músculos cervicais, demonstrou que o trapézio é o músculo mais acometido (56%), como também foi identificado com maior predomínio de pontos gatilho. Conclusão: Foi possível concluir, que a avaliação cinético funcional da cervical em portadores de DTM, identifica uma região comprometida, portanto o tratamento deve ter atenção especial para todo o sistema estomatognático incluindo a região cervical.
Descrição: SILVA, W. A. Avaliação cinético funcional da coluna cervical em pacientes portadores de desordem temporomandibular. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19266
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wendell Aguiar Silva.pdfPDF - Wendell Aguiar Silva11.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.