Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19267
Título: Sintomas depressivos em pacientes com disfunção temporomandibular: Estudo de associação
Autor(es): França, Bruna Santos Pereira de
Palavras-chave: Fisioterapia
Sintomas depressivos
Disfunção temporomandibular - DTM
Articulação temporomandibular
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: A Disfunção temporomandibular (DTM) possui etiologia multifatorial, podendo acontecer por alterações na oclusão, lesões traumáticas ou degenerativas da Articulação temporomandibular, problemas esqueléticos, psicológicos e hábitos deletérios. A prevalência de sintomas depressivos em pacientes com DTM pode promover um impacto negativo na qualidade de vida e na eficácia dos tratamentos propostos. O presente estudo teve como objetivo identificar a presença de sintomas depressivos em portadores de disfunção temporomandibular. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e exploratório, com corte transversal, onde foram inclusos 32 pacientes aos quais responderam o questionário de critério diagnóstico de desordens temporomandibulares (RDC/TMD EIXO II) versão adaptada. Foi realizada uma análise descritiva dos dados obtidos, logo após foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman, para verificar correlação existente entre as variáveis “Grau de Depressão” e “Grau de DTM”, e o teste exato de Fisher para verificar se tal medida de correlação foi estatisticamente significativa. Os sintomas depressivos de maior intensidade foram: preocupar-se demasiadamente (31,2%), chorar facilmente (28,1%) e pensamentos sobre a morte (15,5%). Foi verificada correlação entre o grau de DTM e o grau de depressão ao passo de que quanto mais grave a DTM, mais grave o nível de depressão.
Descrição: FRANÇA, B. S. P. de. Sintomas depressivos em pacientes com disfunção temporomandibular: Estudo de associação. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19267
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Santos Pereira de França.pdfPDF - Bruna Santos Pereira de França8.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.