Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19271
Título: Fadiga muscular e análise através da eletromiografia: Uma revisão narrativa
Autor(es): Nunes, Douglas Raniere Silva
Palavras-chave: Fadiga muscular
Fadiga central
Fadiga periférica
Eletromiografia
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: A fadiga muscular pode ser definida como sendo a incapacidade do músculo para manter uma determinada potência, ou uma deficiência em sustentar um nível particular de desempenho durante um exercício físico. Esta é multifatorial vinda por muitas causas diferentes, apresentando-se de forma central e periférica, mesmo que o sujeito tenha ou não preparo físico. A fim de estudarmos esse complexo mecanismo, avaliamos através da eletromiografia de superfície a situação do músculo, na perspectiva de entendermos o momento exato que a fadiga se manifesta. Objetivo: Aprofundar os conhecimentos a respeito da fadiga muscular central e da fadiga muscular periférica, bem como compreendermos o funcionamento da eletromiografia em detrimento a análise da fadiga muscular. Metodologia: Foi feito um levantamento bibliográfico através de uma revisão narrativa, através dos descritores: fadiga muscular, fisioterapia na fadiga muscular e eletromiografia. Foi utilizado um total de 22 artigos nesta revisão e as bases de dados utilizada foram: Lillacs, Pubmed e Scielo. Conclusão: Conclui-se que é necessário aprofundamento de estudos no tocante as manifestações da fadiga muscular bem como suas classificações. A eletromiografia tem se demonstrado um meio seguro e importante para análise de dados no conhecimento da fadiga muscular.
Descrição: NUNES, D. R. S. Fadiga muscular e análise através da eletromiografia: Uma revisão narrativa. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19271
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas Raniere Silva Nunes.pdfPDF - Douglas Raniere Silva Nunes8.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.