Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19273
Título: Influência da posição prona nos parâmetros cardiorrespiratórios em recém-nascidos pré-termo: Uma revisão integrativa
Autor(es): Cavalcante, Kellyane Cabral Soares
Palavras-chave: Intervenção fisioterapêutica
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Decúbito ventral
Taxa respiratória
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: Introdução: O posicionamento corporal terapêutico é considerado um tipo de intervenção fisioterapêutica não invasiva que também é benéfica nos cuidados do sitema respiratório do recém- nascido pré-termo (RNPrT), apresentando importante influência sobre a biomecânica da sua caixa torácica e de seus parâmetros cardiorrespiratórios. Objetivo: Revisar a literatura a fim de verificar a influência do posicionamento prono nos parâmetros cardiorrespiratórios saturação de oxigênio (SpO2), frequência cardíaca (FC) e frequência respiratória (FR) em RNPrT internados na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), sob qualquer suporte ventilatório. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, onde a pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados eletrônicas Lilacs via BIREME, Scielo, CENTRAL, PEDro, Web of Science e CINAHL via Periódicos CAPES, Science Direct, Medline via portal Pubmed e Scholler Google, no período de maio de 2017, com os seguintes descritores controlados (Mesh e Decs) e palavras-chave nos idiomas português e inglês para cruzamentos nas bases de dados: ―Infant, Newborn‖; ―Prone Position‖; ―Intensive Care Units, Neonatal‖; ―Respiratory Rate‖; ―Heart Rate‖; ―Infant, Premature‖; ―Respiration Artificial‖; ―Noinvasive Ventilation‖ e ―Oximetry‖. Resultados: Foram incluídos 8 artigos na revisão, e estes possuem grau de recomendação A e B, sendo dois com RNPrT em ventilação mecânica invasiva (VMI); quatro em ventilação não-invasiva (VNI) no modo CPAP Nasal, um em suporte de oxigênio com capuz (HOOD) e um em respiração espontânea. Conclusão: De acordo com os estudos realizados o posicionamento prono trouxe benefícios a oxigenação de RNPrT sob VMI, CPAPNasal, HOOD e respiração espontânea, porém não mostrou repercussões na frequência respiratória e cardíaca.
Descrição: CAVALCANTE, K. C. S. Influência da posição prona nos parâmetros cardiorrespiratórios em recém-nascidos pré-termo: Uma revisão integrativa. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19273
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kellyane Cabral Soares Cavalcante.pdfPDF - Kellyane Cabral Soares Cavalcante11.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.