Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19285
Título: A inserção da cultura africana através da dança nas aulas de educação física
Autor(es): Silva, Josilene Felinto da
Palavras-chave: Educação física
Cultura negra
Lei 10369/03
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho teve como objetivo mostrar como pode-se introduzir a cultura africana através da dança nas escolas por meio das aulas da disciplina de Educação Física. Isso é possível diante da promulgação da Lei 10.639/03 que instituiu o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira às disciplinas de História, Literatura e Arte. Para que fosse possível realizar esse trabalho, buscamos arcabouço nos seguintes teóricos: KUNZ (2004), CALE (2008), VERDERI (2009) e TOLOKA (2006). Na metodologia nos aportamos de uma pesquisa qualitativa em um trabalho desenvolvido com os alunos de uma escola pública. E como resultado constatamos a importância de se introduzir a cultura africana e afro-brasileira através da dança na sala de aula, mais precisamente nas aulas de Educação Física, uma vez que essa cultura faz parte do processo de povoamento do Brasil buscando assim um maior entendimento sobre o legado que a cultura africana nos deixou, diante de toda a pluralidade que forma o Brasil, pois os negros deram a sua importante contribuição, que foi e é, até hoje, muito relevante.
Descrição: SILVA, J. F. da. A inserção da cultura africana através da dança nas aulas de educação física. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19285
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilene Felinto da Silva.pdfPDF - Josilene Felinto da Silva2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.