Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo Filho, Expedito de-
dc.date.accessioned2019-05-08T11:13:30Z-
dc.date.available2019-05-08T11:13:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19286-
dc.descriptionARAÚJO FILHO, E. de. A interpretação de charges no processo de aquisição da leitura nos anos finais do ensino fundamental: estudo de caso. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é discutir a importância da charge enquanto texto multimodal a ser explorado para auxiliar a melhoria dos níveis de compreensão leitora de alunos do Ensino Fundamental, abrangendo aspectos relativos ao ensino de leitura, concepção de gênero textual, definição e características da charge, enquanto gênero multimodal. Enquanto texto multimodal, a charge alia texto verbal e não verbal, exigindo do seu leitor, além da leitura de mundo, a leitura de imagens. Em vista disso, buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentar teoricamente o tema proposto e; por meio da pesquisa de campo, apresentar, na prática como é possível desenvolver uma ação pedagógica com charges, em sala de aula. Desenvolvendo as ideias de Flores (2002, 2004), Marcuschi (2002) e Lazoski e Marques (2014), foi introduzido o assunto leitura de charges em uma unidade didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joao Francelino da Silva, localizada na Rua Virgínio dos Prazeres, Conjunto Mutirão, no município de Guarabira – PB. Para a coleta de dados, utilizou-se as respostas obtidas na atividade aplicada aos discentes. Os resultados demonstram que os alunos fizeram uma leitura proficiente das charges apresentadas, inclusive, respondendo positivamente às habilidades requeridas na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil, relativas a localização de informações, inferência de informação implícita, identificação do tema e percepção dos efeitos de ironia e humor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.titleA interpretação de charges no processo de aquisição da leitura nos anos finais do ensino fundamental: estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Expedito de Araújo Filho.pdfPDF - Expedito de Araújo Filho3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.