Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19289
Título: Games e educação: um recurso didático possível
Autor(es): Pinheiro, Afrísio Geronimo
Palavras-chave: Games
Recurso didático
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2018
Resumo: No Brasil e no mundo podemos dizer que estamos vivendo uma era digital, onde o uso das tecnologias tornou-se imprescindível numa série de atividades humanas. Sendo assim, não demoraria muito para que essas ferramentas passassem a ter uma relevância no contexto educacional como novas formas de se ensinar e aprender. A partir deste pressuposto justiça-se o presente estudo que tem como objetivo geral analisar o processo de utilização de games como ferramenta didática no Ensino de Geografia. Para consecução deste objetivo iremos apresentar o contexto social de incorporação dos games nos processos educacionais; refletir sobre as possibilidades de utilização dos games no processo de ensino-aprendizagem; discutir as potencialidades dos jogos Watchdogs 2, Uncharted 4 e Horizon Zero Dawn no ensino-aprendizagem de conteúdos da geográficos; refletir sobre as dificuldades que podem ser encontradas na utilização dos games no cotidiano escolar. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Castells (1999), Prensky (2001), Vieira (2012), Fardo (2013), Lima (2015), Alves (2004), dentre outros. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, Descritiva e de Intervenção, realizada junto às turmas de 2º e 3º ano da EEEFM Engª Márcia Guedes A. de Carvalho, município de Belém – PB. Os resultados demonstram que os discentes desenvolvem uma participação mais ativa diante da possibilidade de interagirem numa realidade virtual que apresenta diferentes aspectos geográficos. Também foi possível constatar que, para os/as alunos (as), tratou-se de uma experiência prazerosa poder explorar os ambientes tridimensionais que apresentavam diferentes formas de relevo, vegetação e aspectos urbanos de uma cidade virtual. Fica evidenciado que o game como recurso didático consegue atrair os discentes para o universo ali existente, relacionando, percebendo, adquirindo conhecimentos a respeito de conceitos chaves da geografia, como espaço natural, espaço geográfico, formas de relevo, e que, considerando as necessidades da geração de nativos digitais, é necessário a inserção de novas ferramentas, mecanismos e experiências que tornem o ensino algo mais atrativo, lúdico e inovador.
Descrição: PINHEIRO, A. G. Games e educação: um recurso didático possível. 2018. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19289
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Afrísio Gerônimo Pinheiro.pdfPDF - Afrísio Gerônimo Pinheiro6.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.