Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19301
Título: O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: análise da realidade de uma escola pública
Autor(es): Marques, Alexandra Araújo Arimatea
Palavras-chave: Educação
Práticas Pedagógicas
Escola pública
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: O presente artigo analisa as práticas de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao trabalho com o Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana. A pesquisa procurou compreender se as atividades/conteúdos desenvolvidas pela gestão e professores sobre a cultura negra tem contribuído para promover a valorização, bem como a construção de saberes na escola, em consonância com o Projeto Político Pedagógico e enquanto a presença/ausência de contemplação do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Com o objetivo de analisar a realidade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana numa escola pública de ensino fundamental visando à constituição de uma identidade social no cidadão, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e bibliográfica, com a utilização de questionários aplicados a 12 profissionais, sendo eles 09 professores e 3 coordenadores. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que 50% dos professores ouviu falar sobre a Lei 10.639/03; que para 82% a efetivação da lei não ocorre por preconceito ou falta de informação e que para 18% é possível implementar os conteúdos relativos ao tema em pesquisa. Diante desses dados podemos perceber que a ação do professor no cotidiano escolar é de suma importância no rompimento das práticas que não contemplam a participação da cultura e história da África, dos afrodescendentes e suas relações raciais no âmbito escolar.
Descrição: MARQUES, A. A. A. O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: análise da realidade de uma escola pública. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19301
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandra Araujo Arimatea Marques.pdf4.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.