Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19315
Título: Educar para a saúde: como a escola tem trabalhado a relação alimentação x obesidade infantil
Autor(es): Antão, Hidelberto Duarte de Medeiros
Palavras-chave: Educação
Obesidade Infantil
Merenda Escolar
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: A alimentação adequada contribui para a promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida, prevenindo os distúrbios nutricionais. Entretanto, diversas pesquisas mostram que é preocupante o aumento progressivo da obesidade em crianças e adolescentes, no Brasil e no mundo. Pela primeira vez na história da humanidade há mais pessoas com excesso de peso do que desnutridas. A obesidade é um dos fatores determinantes de agravo à saúde, que provoca transformações no indivíduo, cuja evolução está direcionada ao processo de industrialização e urbanização. Observar os alimentos que são oferecidos na merenda escolar, quais os critérios de escolhas, procurando verificar se a escola tem preocupação com a questão da obesidade infantil. O trabalho final do curso e que foi realizado na escola Nossa Lar Tio Juca, que está localizada em uma área residencial na cidade de Patos-PB, na Rua Benjamim Constant, no bairro Brasília, instituição de rede pública, mas que funciona em um prédio cedido pela União Espírita Cristã. A consciência da importância de uma alimentação saudável começa nas escolas. “A escola é um pontapé inicial, pois tem um potencial imenso de trazer os pais para a reflexão de uma alimentação saudável”. Segundo as professoras pesquisadas a escola tem enfrentado problemas com a obesidade. Nem todos os alunos comem a merenda da escola e trazem de casa, lanches inadequados, ao que é ensinado a eles em sala de aula. Apesar da merenda oferecida pela escola, privilegiar uma alimentação mais saudável. Eles não podem controlar o que os alunos trazem de casa. Os alunos mesmos sabendo quais alimentos saudáveis comer, não conseguem evitar a tentação das comidas anunciadas pelos meios de comunicação, durante os comerciais, na internet, nos supermercados os alunos são bombardeados com imagens de produtos saborosos que agradam o paladar, mas são fracos em nutrientes.
Descrição: ANTAO, H. D. M. Educar para a saúde: como a escola tem trabalhado a relação alimentação x obesidade infantil. 2017. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19315
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hidelberto Duarte de Medeiros Antão.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.