Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19324
Título: Leitura como prática social
Autor(es): Nascimento, Luzia Oliveira do
Palavras-chave: Leitura
Metodologia de ensino da leitura
Aprendizagem
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a leitura no contexto escolar intitulado “Leitura como prática social”. Parte do seguinte questão problema: qual a importância da metodologia de ensino para o desenvolvimento da leitura? O Estudo objetivou analisar a metodologia aplicada em sala de aula e identificar os problemas que interferem no processo de aprendizagem da leitura de alunos das séries iniciais do ensino fundamental na EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo. Trabalhou-se com os conceitos de leitura, metodologia de ensino, abordando a concepção dos professores investigados e as vivencias dos Estágios Supervisionados que perpassaram toda a formação em Pedagogia, constituindo-se como experiência de pesquisa. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e empírica de abordagem qualitativa cujo campo de investigação foi a EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo, localizada na cidade de Várzea-PB. Os sujeitos da pesquisa foram cinco (05) professores. Utilizou-se como instrumentos de coletas de dados a observação direta e a aplicação de questionários com os docentes pesquisados, as informações colhidas compõe parte do corpo do trabalho. Orientou a análise da temática os estudo de Solé (1998), Freire (1997), Bamberg (1987) os quais deram suportes teóricos para o tema abordado. Percebe-se que os professores buscam novas metodologias que atendam as reais necessidades do aluno e que contribuam no seu desenvolvimento, levando-os a receberem condições adequadas para se tornarem leitores críticos e conscientes.O principal problema que interfere no processo de aprendizagem da leitura de alunos das séries iniciais do ensino fundamental na EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo é a falta de interesse pela leitura, poucos alunos têm o hábito de ler.
Descrição: NASCIMENTO, L. O. Leitura como prática social. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19324
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzia Oliveira do Nascimento.pdf11.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.