Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19338
Título: A Literatura Infantil na formação de leitores
Autor(es): Herculano, Maria do Socorro Farias
Palavras-chave: Leitura Infantil
Monteiro Lobato
Estágio Supervisionado
Data do documento: 25-Jul-2015
Resumo: Este trabalho monográfico diz respeito à importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da aprendizagem e da interação da criança. Esse estudo tem como objetivo geral discutir a contribuição da literatura infantil para a formação de leitores, como intencionalidades específicas: identificar como a literatura infantil surgiu e compreender a importância de Monteiro Lobato para a concretização de uma literatura infantil no Brasil. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa. As ideias de autores como Gregorin Filho (2009), Peres, Marinheiro e Moura (2012), Luiz (2005) e Coelho (2000) fundamentaram o trabalho. Em linhas gerais, pode-se dizer que nem sempre existiu literatura infantil. No Brasil, os livros para crianças também eram adaptados de publicações para adultos e influenciados pela cultura europeia. A linguagem era distante da usada pelas crianças e os cenários das histórias também eram bem diferentes do que as crianças brasileiras eram acostumadas a ver. A literatura infantil é fundamental para a formação do leitor e é fundamental que o professor demonstre ser também um leitor e realize a leitura de forma dinâmica, motivadora, demonstrando emoção nas falas, fazendo silêncios, passando suspense, surpresa, medo e alegria pelos gestos ou tom de voz.
Descrição: HERCULANO, M. S. F. A Literatura Infantil na formação de leitores. 2015. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19338
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Farias Herculano.pdf6.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.