Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNóbrega, Perpétua do Socorro Medeiros da-
dc.date.accessioned2019-05-13T18:44:41Z-
dc.date.available2019-05-13T18:44:41Z-
dc.date.issued2014-07-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19350-
dc.descriptionNÓBREGA, P. S. M. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações sobre a aprendizagem. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico trata-se de uma abordagem realizada por meio de pesquisas bibliográfica e experiência pessoal de prática pedagógica com o tema: Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental - algumas considerações sobre aprendizagem da leitura, tendo como objetivos analisar as dificuldades de leitura ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental e especificamente compreender o processo de aquisição da leitura e refletir sobre a prática pedagógica em leitura veiculada a escola. Sabemos da grande contribuição da leitura como pré-requisito para a melhoria da aprendizagem de conteúdos e da formação do aluno nos anos iniciais escolares e sobre sua importância do hábito de ler. Considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, buscou-se através de diversos textos, um apoio teórico para esta proposta de trabalho, refletindo sobre os diversos fatores que comprometem o processo de aprendizagem surgido no período de aquisição de leitura, observa-se que essas dificuldades estão mais presentes nos anos iniciais do ensino fundamental; outro fator importante a considerar é que não mais se pode pensar em um processo de alfabetização mecânico e alheio as vivências sociais, a leitura e a escrita são construções sociais utilizadas diariamente na comunicação humana, por isso, essas construções da leitura e da escrita precisam estar ligadas ao contexto social que cerca a vida da criança. Portanto, o educador cada vez mais necessita ser um pesquisador, um sujeito de aprendizagem que reflete sobre sua prática e que seja capaz de promover o desenvolvimento ou a construção de competências e habilidades, que valorize e incentive a leitura contribuindo para uma sociedade mais justa e com menos desigualdades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Nádia Farias dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleLeitura nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações sobre a aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Perpétua do Socorro Medeiros da Nóbrega.pdf9.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.