Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19355
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cambraia, Jeandson da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T18:47:25Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T18:47:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19355 | - |
dc.description | CAMBRAIA, J. da C. A oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: análise das propostas de ensino. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho com a oralidade em sala de aula tem sido tema recorrente de análises linguísticas que tentam buscar explicações para a supremacia da escrita sobre a oralidade. Apesar de a oralidade ser bem mais arcaica que a escrita, esta é mais valorizada no ensino que a anterior. Diante dessa constatação, nossa pesquisa tem como intuito investigar os traços da oralidade nas propostas de atividades contidas no livro didático, que é visto como o principal instrumento de ensino-aprendizagem no âmbito escolar. Sabemos que o mesmo tende a trabalhar a oralidade de forma reduzida ou de maneira inadequada, por isso focamos na coleção de livros adotada pela rede pública do Estado da Paraíba. A coleção é de autoria de mestres na área da educação, Cereja, Vianna e Codenhoto (2016) e foi escolhida para o triênio 2018 – 2020, do ensino médio. Fundamentaremos nossas análises a partir de obras de autores já consagrados nessa temática, como Marcuschi (2001), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Após levantamento das propostas de trabalho com a oralidade, constatamos que a coleção traz gêneros orais, com destaque para o “debate regrado”, o “seminário”, a “entrevista” e o “debate deliberativo”. Desta forma, podemos inferir que a coleção apresenta propostas para o trabalho com a modalidade oral, abordando os principais gêneros de utilização pública, nós caberá analisar em cada volume se as propostas são contundentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Aldemir Delfino Lopes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais orais | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | A oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: análise das propostas de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jeandson da Cruz Cambraia.pdf | PDF - Jeandson da Cruz Cambraia | 3.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.