Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19357
Título: A ascensão e a dominação política da família Targino em Araruna no século XX
Autor(es): Silva, Wellington Rafael da
Palavras-chave: Coronelismo
Família no poder
Capital simbólico
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho pretende tratar sobre a atuação das famílias na política, a permanência e a força das oligarquias, através da constituição de capital simbólico. Assim, partiremos de um estudo sobre a cultura política oligárquica familiar de dominação em um município interiorano, pensada através dos campos sociais locais, que apreende uma área de concentração da História Regional do município de Araruna, durante a primeira metade do século XX. Desta maneira, ao buscarmos uma origem identitária para a prática coronelística, se tornará possível notar, que a natureza dessas condutas se identifica de forma substancial com o modus operandi dos coronéis, chefes locais em que a sua influência e atuação tiveram mais amplitude na região Nordeste do Brasil. Compreenderemos a cultura histórica com concentração na História Regional, através das experiências coletivas e individuais que se manifestam nos campos sociais, fundamentando nossa pesquisa na cultura política, e poder simbólico e econômico. Utilizamos como autores nesta nossa pesquisa, entre outros: Linda Lewin, que nos fala sobre política de parentela na Paraíba; Humberto Fonseca de Lucena, sobre reminiscências de Araruna, no início do século XX, para entender as práticas de poder usadas pela família Targino. História oral, obras da historiografia regional, documentos oficiais. Aonde chegamos a certa compreensão do quadro social em um município, em que o coronelismo e o clientelismo foram parte importante de um sistema envolvendo parentela, política e poder.
Descrição: SILVA, W. R. da. A ascensão e a dominação política da família Targino em Araruna no século XX. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19357
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Rafael da Silva.pdfPDF - Wellington Rafael da Silva3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.