Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Deysielly de Lima-
dc.date.accessioned2019-05-13T18:52:17Z-
dc.date.available2019-05-13T18:52:17Z-
dc.date.issued2017-11-20-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19366-
dc.descriptionD. de L. Relato de Experiência: Planejamento e organização de duas sequências didáticas para prevenção de doenças causadas por arbovírus. 2017. 154f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO planejamento é um instrumento que ajuda a prática pedagógica docente facilitando a organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. Ao projetar uma sequência didática, o estagiário reflete sobre os objetivos do ensino e as ações que devem ser realizadas para que tal fim seja alcançado. Neste relato de experiência didática, nosso objetivo foi descrever e refletir sobre o processo de planejamento de sequência didática criada para promover ações de prevenção de doenças causadas por arbovírus, como a dengue, zika e chikungunya. As atividades foram aplicadas durante os Estágios Supervisionados I e II, ao longo de 2016, numa escola integral da cidade de Campina Grande, PB, nas turmas do ensino médio. Os métodos são próprios da pesquisa qualitativa, tendo cunho descritivo, baseado em observações; construção e evolução do arcabouço ideológico; preparação das atividades; produção dos scripts; aplicação das aulas, prática pedagógica e reflexões didáticas. Os resultados mostram que a preparação do educador com foco no planejamento é fundamental para haja melhora na qualidade do ensino na Educação Básica. Aprender os passos necessários da preparação, como a forma de atuar em sala de aula, são essenciais para a formação docente. Além disso, as estratégias utilizadas, como a redação de “scripts”, contribuíram para reflexão sistematizada sobre a prática, aperfeiçoando as competências do estagiário para realizar problematização, contextualização e experimentação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvana Cristina dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectArbovirosespt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectPlanejamento didáticopt_BR
dc.titleRelato de Experiência: Planejamento e organização de duas sequências didáticas para prevenção de doenças causadas por arbovíruspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deysielly de Lima Albuquerque.pdfPDF - Deysielly de Lima Albuquerque70.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.