Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19368
Título: Coleópteros que infestam produtos armazenados em estabelecimentos comerciais nos municípios de Campina Grande e Aroeiras (PB)
Autor(es): Albuquerque Júnior, Paulo de Souza
Palavras-chave: Besouros
Pragas primárias
Entomologia
Pragas secundárias
Data do documento: 21-Dez-2017
Resumo: Os coleópteros representam o grupo de pragas de maior importância, tanto pela diversidade de espécies, quanto pela variedade de produtos que podem infestar. Eles são responsáveis pelos maiores danos aos produtos armazenados, e, por consequência, acarretam sérios prejuízos ao comércio. O presente estudo objetivou realizar um levantamento de coleópteros que infestam produtos armazenados em estabelecimentos comerciais nos municípios de Campina Grande e Aroeiras (PB). Dez pontos comerciais foram selecionados e identificados como estabelecimento A, B, C, D e E, para os que comercializam ração industrial para cães (Campina Grande) e F, G, H, I e J, para os que comercializam, concomitantemente, grãos de milho [Zea mays (L.)] e feijão [Vigna unguiculata (L.)] (Aroeiras). A aquisição dos produtos a granel foi realizada, semanalmente, de março a maio de 2017. Para cada tratamento (ração, milho e feijão) foram obtidas três repetições (1 kg cada), o que perfez um total de 45 amostras (45 kg). A triagem dos insetos foi realizada com auxílio de peneira e pinças entomológicas, bem como pelo próprio manuseio. A identificação taxonômica das espécies foi realizada por meio de chaves dicotômicas. Para averiguar a coleopterofauna encontrada nos produtos amostrados, foram analisados os índices faunísticos de frequência, dominância e constância. Foram coletados 1089 coleópteros adultos pertencentes as espécies Sitophilus sp. (Curculionidae) (29,93%), Callosobruchus maculatus (Fabricius, 1775) (Chrysomelidae) (18,73%), Lasioderma serricorne (Fabricius, 1792) (Anobiidae) (15,61%), Tribolium castaneum (Herbst, 1797) (Tenebrionidae) (11,39%), Oryzaephilus surinamensis (Linnaeus, 1758) (Silvanidae) (11,11%), Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) (Chrysomelidae) (5,51%), Cryptolestes sp. (Cucujidae) (3,49%), Rhyzopertha dominica (Fabricius, 1792) (Bostrichidae) (2,30%) e Necrobia rufipes (DeGeer, 1775) (Cleridae) (1,93%). Os locais que apresentaram, simultaneamente, os maiores índices de infestação e a maior riqueza de espécies foram os estabelecimentos B e C (103 e 111 espécimes, respectivamente) e G e J (103 e 93 espécimes, respectivamente, no milho; 116 e 109, respectivamente, no feijão). Segundo a análise dos índices faunísticos, L. serricorne e O. surinamensis foram espécies muito frequentes, acessórias e constantes nas amostras de ração industrial para cães. Nas amostras de grãos de milho e feijão, as espécies classificadas como muito frequentes, dominantes e constantes foram Sitophilus sp. e C. maculatus, respectivamente. Tais espécies são pragas primárias e secundárias potencialmente conhecidas. A identificação dos insetos-praga nos produtos armazenados se torna uma etapa imprescindível para a efetivação de um conjunto de medidas preventivas e de controle desses insetos.
Descrição: ALBUQUERQUE JÚNIOR, P. de S. Coleópteros que infestam produtos armazenados em estabelecimentos comerciais nos municípios de Campina Grande e Aroeiras (PB). 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19368
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo de Souza Albuquerque Júnior.pdfPDF - Paulo de Souza Albuquerque Júnior18.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.