Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19369
Título: Estudo taxonômico de Grewioideae dippel (MALVACEAE) no estado da Paraíba - Brasil
Autor(es): Souza, Stefanny Martins de
Palavras-chave: Nordeste brasileiro
Taxonomia
Malvales
Biodiversidade
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Malvaceae Juss. está enquadrada na ordem Malvales, sendo uma família de distribuição cosmopolita. Compreende aproximadamente 4.300 espécies alocadas em 243 gêneros. Está subdividida em nove subfamílias, dentre elas Grewioideae, que reúne aproximadamente 25 gêneros e 700 espécies associadas às regiões tropicais. No Brasil, esta subfamília encontra-se representada por dez gêneros e cerca de 60 espécies associadas aos domínios da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. O presente trabalho compreende o levantamento taxonômico da subfamília no estado da Paraíba. Foram realizadas consultas em bases digitalizadas: Species Link, Flora brasiliensis e Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (REFLORA), visitas aos herbários físicos (ACAM, CSTR, EAN e JPB) e incursões para coleta e observações ‘in loco’. Os espécimes foram analisados e identificados no Laboratório de Botânica, Campus I, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com base na literatura especializada. Na área de estudo, foram registradas sete espécies em quatro gêneros. Dentre as espécies, Corchorus argutus compreende uma nova ocorrência para a área de estudo, sendo encontrada na Caatinga; Apeiba tibourbou, Luehea ochrophylla e Triumfetta semitriloba são exclusivas da Mata Atlântica já Corchorus hirtus, L. paniculata e T. rhomboidea foram registradas em ambos os domínios fitogeográficos. O tratamento inclui chave para a separação das espécies, descrições e comentários taxonômicos, dados de distribuição, informações sobre floração e frutificação para todas as espécies, além de imagens e estampas em nanquim para as espécies de Corchorus e Triumfetta.
Descrição: SOUZA, S. M. de. Estudo taxonômico de Grewioideae dippel (MALVACEAE) no estado da Paraíba - Brasil. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19369
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stefanny Martins de Souza.pdfPDF - Stefanny Martins de Souza17.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.