Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19381
Título: Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a educação profissional e tecnológica
Autor(es): Souza, Andrey Oliveira de
Palavras-chave: Química
Educação profissional tecnológica
Aprendizagem significativa
Data do documento: 22-Dez-2017
Resumo: A educação profissional tecnológica (EPT), mesmo procurando atualizar-se, ainda faz uso um tipo de educação mecanizada, que tende a formar uma massa de cidadãos passivos e despreparados para uma sociedade marcada por intenso dinamismo. Dessa forma, tem se percebido a necessidade de adotar estratégias que produza um ensino contextualizado, com significação dos conceitos ensinados em sala de aula. Neste cenário, o enfoque da relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, dentro de uma perspectiva construtivista, visa a melhoria da formação do profissional, promovendo a alfabetização científica e tecnológica dos sujeitos. Assim, este trabalho teve por objetivo a avaliação de uma UEPS, aplicada na formação profissional de alunos em um curso técnico, oferecido pelo IFPB, campus Campina Grande, para ensinar os conceitos referentes ao estudo de cinética e equilíbrio químico. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foi uma turma de repetentes em sistema de progressão parcial. Os dados da proposta foram coletados e avaliados mediante: análise da evolução da qualidade de respostas das concepções prévias, palavras cruzadas como estratégia para estruturação do conhecimento, elaboração de mapa conceitual, elaboração escrita de posicionamento diante de questão social e avaliação da proposta pedagógica por parte dos alunos envolvidos. Os resultados demonstraram evolução significativa do entendimento dos conceitos químicos e sua associação com o cenário do trabalho e do cotidiano, bem como teve uma excelente aceitação por parte dos alunos. Portanto, conclui-se que a proposta de ensino se mostrou adequada e eficiente para ser aplicada na formação profissional tecnológica.
Descrição: SOUZA, A. O. de. Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a educação profissional e tecnológica. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19381
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrey Oliveira de Souza.pdfPDF - Andrey Oliveira de Souza8.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.