Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrudêncio, Andreza Campos-
dc.date.accessioned2019-05-14T17:11:47Z-
dc.date.available2019-05-14T17:11:47Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.other21. ed. CDD 512.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19398-
dc.descriptionPRUDENCIO, A. C. Geometria e álgebra: um estudo com o cálculo de perímetro e área. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEstudar Aritmética, Álgebra e Geometria integralmente é de grande importância para que os sujeitos aprendizes possam compreender a Matemática como uma disciplina completa. Além disso, tal procedimento pode estimular e incentivar o conhecimento dos alunos para um aprendizado diferenciado no campo da Matemática. Pensar algebricamente e geometricamente influência de maneira positiva no desenvolvimento de questões e conteúdo dessa ciência. Baseados nisso, esta produção cientifica, apresenta resultado de uma investigação cujo objetivo é identificar as dificuldades que os alunos de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental apresentam ao resolver questões de monômios envolvendo os conceitos de área e perímetro de forma integrada com Geometria e Álgebra. A pesquisa foi realizada em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental a cidade de Itaporanga - PB, com um grupo de vinte e quatro (24) alunos. O percurso da pesquisa de campo se deu em dois encontros: No primeiro foram apresentadas duas questões que envolviam monômios, para o cálculo de perímetro de figuras geométricas; no segundo encontro foi solicitado que os alunos respondessem uma questão que envolvia monômios, envolvendo área. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e pedagógica. Fundamentamos o estudo a partir da discussão de autores como Kaput (1999), Van de Walle (2009) Lorezato (2006), Thompson (1994) entre outros. Identificamos que as dificuldades apresentadas pelos sujeitos da pesquisa durante a resolução das questões propostas advêm dos equívocos nas operações com monômios, além da falta de atenção e compreensão dos conceitos de perímetro e área.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Júlio Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPensamento Algébricopt_BR
dc.subjectPensamento Geométricopt_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectPerímetropt_BR
dc.titleGeometria e Álgebra: um estudo com o cálculo de perímetro e áreapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Campos Prudêncio.pdf8.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.