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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19408
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Wanderley, Francisco Matheus Barros Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-17T17:07:39Z | - |
dc.date.available | 2019-05-17T17:07:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19408 | - |
dc.description | WANDERLEY, F. M. B. P. Desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental: uma investigação com atividades aplicadas a partir dos níveis de Van Hiele. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aprender Geometria é um direito do estudante, principalmente, porque os conteúdos dessa área de conhecimento contribuem para o desenvolvimento cognitivo do aprendiz como também para aprendizagem de outras áreas do conhecimento e conteúdos matemáticos. Sendo assim, o objetivo dessa produção acadêmica é compreender o pensamento geométrico de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de um conjunto de atividades elaboradas de acordo com o modelo de Van Hiele. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal na cidade de Patos, Paraíba, em turma do 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 28 alunos. O levantamento, a descrição e a análise dos dados se deram a partir de quatro momentos distintos: nos três primeiros momentos, houve a aplicação de atividades com questões dos Níveis 0,1,2 respectivamente; e no quarto momento construção, manipulação e exploração do material didático Tangram. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo pedagógica. O trabalho discorre sobre desenvolvimento do pensamento geométrico, teoria dos Van Hiele (Níveis, propriedades e fases), o uso do Laboratório de Ensino de Matemática e o aprendizado de Geometria, a partir de autores como Walle (2009), Lorenzato (1995) e Falzeto (2002) entre outros. Pode-se constatar que os alunos têm muitas dúvidas em relação à classificação de algumas figuras, como pentágono e o hexágono, e há falta de compreensão de alguns conteúdos como eixo de simetria. Também foi notado que, os alunos sujeitos da pesquisa, apresentaram conhecimentos muito bons em relação às formas geométricas triângulo e quadrado. O resultado desta pesquisa, ainda, comunica que a maioria dos alunos está em uma transição do Nível 0 para o Nível 1, dado o alto número de erros na atividade referente ao Nível 2. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Júlio Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensinio de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Modelo Van Hiele | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental: uma investigação com atividades aplicadas a partir dos níveis de Van Hiele | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
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