Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19422
Título: Nuances híbridas do gótico através do horror e do macabro em "O gato preto" de Edgar Allan Poe
Autor(es): Silva, Geovane Barbosa da
Palavras-chave: Gótico
Horror
Macabro
"O gato preto"
Edgar Allan Poe
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão do conto “O gato preto”, de autoria do escritor americano Edgar Allan Poe, baseada particularmente a partir de elementos do gótico, a exemplo do fantástico, do horror, do macabro, do sobrenatural, e do terror. Neste estudo buscou-se investigar alguns objetivos específicos, como os elementos estéticos do horror e do macabro são apresentados na referida obra, e qual a real importância deles no decorrer da análise. Desse modo, foram descritos ao longo do trabalho alguns apontamentos sobre o gótico inglês, bem como acerca do surgimento do gótico americano, e sua difusão feita inicialmente por Edgar Allan Poe. Por fim podemos observar como os elementos do gótico foram utilizados no conto “O gato preto”, afim de estimular que o leitor pudesse sentir todo o horror e o macabro presentes nessa obra. Para embasamento teórico utilizamos as obras de Stevens (2000), Groom (2012), Botting (1996) Lovecraft (2015) entre outros.
Descrição: SILVA, G. B. da. Nuances híbridas do gótico através do horror e do macabro em "O gato preto" de Edgar Allan Poe. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19422
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovane Barbosa da Silva.pdfPDF - Geovane Barbosa da Silva3.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.