Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19430
Título: Educação no campo: políticas educacionais e a realidade da escola do campo
Autor(es): Silva, Fernanda Barbosa da
Palavras-chave: Educação do campo
Políticas educacionais
Escola pública no campo
Data do documento: 2018
Resumo: Esse estudo teve como objetivo principal analisar a trajetória histórica das políticas educacionais desenvolvidas no campo e sua efetivação na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Domingos Pedro Franco, localizada no Sitio Taumatá, zona rural do município de Mari/PB. Esse recorte de pesquisa justifica-se pelo fato de residir nessa comunidade e ter uma relação de identidade e pertencimento com o lugar, bem como, ter a oportunidade de contribuir com a educação dessa unidade de ensino. Visando conduzir melhor o trabalho buscamos em um dos tipos da pesquisa qualitativa, a opção pela abordagem da pesquisa de campo o que contribuiu para nos aproximar do objeto de pesquisa, possibilitando assim um contato mais direto com a realidade pesquisada. Combinamos os seguintes instrumentos: observação e entrevista. Os resultados obtidos no trabalho nos mostraram as discussões pela Educação do Campo, como também, os desafios em busca de uma educação de qualidade no país em que ainda persistem as desigualdades quanto a essa população. Mesmo com todas as lutas dos Movimentos Sociais que contribuiu com mudanças significativas na Legislação Educacional (LDB, Diretrizes), que considere a importância dos trabalhadores rurais, ainda os governos não assumem na prática o cumprimento das determinações legais.
Descrição: SILVA, F. B. da. Educação no campo: políticas educacionais e a realidade da escola do campo. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19430
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Barbosa da Silva.pdfPDF - Fernanda Barbosa da Silva2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.