Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19466
Título: Proposta de uma arquitetura de máquina CNC com baixo custo de implementação e controle de manufatura sem perda de qualidade de produção
Autor(es): Torres Filho, Roland Montalvan Pires
Palavras-chave: Controle Numérico Computacional
Código aberto
Fresadora
Arquitetura
Data do documento: 9-Abr-2019
Resumo: O objetivo deste trabalho foi reduzir os custos de implementação e controle na manufatura em máquinas CNC, sem perder qualidade na produção, levando em conta o desenvolvimento de uma arquitetura que proporciona portabilidade e estenda suas possibilidades para trabalhar peças com amplo tamanho. Para tanto, foi: i) Investigado trabalhos relacionados e estudada a bibliografia correspondente a área de desenvolvimento de máquinas CNC com arquitetura diferenciada; ii) Concebido/desenvolvido uma máquina CNC com arquitetura diferenciada para solucionar o problema de portabilidade, porém com capacidade de trabalho em peças de amplo tamanho; iii) Analisado e traçado uma solução com método de sincronização com controle e geração dos códigos CNC, prezando por opções de código aberto e com custos reduzidos em comparação as máquinas CNC no mercado; Por fim, iv) analisada arquitetura da máquina CNC proposta neste trabalho em comparação com uma máquina convencional em relação aos seguintes atributos de qualidade: custo, fidelidade, tempo de produção na manufatura e portabilidade. Como resultados, temos o desenvolvimento de uma arquitetura física de máquina CNC singular, obtendo também redução significativa nos custos para sua implementação, quando comparado às opções similares disponíveis no mercado. Nos experimentos realizados para avaliação da fidelidade e do tempo foi analisado o nível de precisão nos deslocamentos entre os planos X, Y e Z, variando na margem de erro de 0,2% entre as peças fresadas e não havendo diferença no tempo de fresagem entre as peças. Em relação a sua portabilidade, a máquina CNC proposta neste trabalho apresenta ampliação nas possibilidades de trabalho, vista a possibilidade de impressão em matéria prima com dimensões maiores que as da própria máquina.
Descrição: TORRES FILHO, R. M. P. Proposta de uma arquitetura de máquina CNC com baixo custo de implementação e controle de manufatura sem perda de qualidade de produção. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19466
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roland Montalvan Pires Torres Filho.pdf14.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.