Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19469
Título: Ensino de física e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Freitas, Ana Tereza Fernandes de
Palavras-chave: Ensino de Física
Interdisciplinaridade
ENEM
Contextualização em Física
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O ensino de física no Brasil, apesar da existência de diversas metodologias ativas, continua sendo perpetuado de maneira quase estática. O mundo em seu contexto atual exige muito mais dos alunos do que apenas uma visão unidimensional dos assuntos. Tornou-se fundamental a existência da contextualização dos assuntos com a realidade de cada aluno, acompanhando não só a evolução das gerações, mas também a evolução das provas e exames avaliativos dos tempos atuais. Dessa forma, é importante considerar o questionamento de como a contextualização do ensino de física influencia no desempenho dos alunos de ensino médio na prova do ENEM, que é, atualmente, o principal método de entrada no ensino superior. Essa pesquisa foi realizada através de uma Revisão Integrativa da Literatura. Após as buscas das publicações nas bases de dados e a sua posterior leitura, foram inclusos 28 artigos, que foram sistematizados e categorizados em diversos pontos. Os maiores resultados quantitativos encontrados nas categorias foram: quanto ao ano de publicação, os anos de 2014 e 2018; com relação ao número de autores, as publicações com 2 autores; e com relação a revista de publicação, observou-se a Revista Brasileira de Ensino de Física. Diante dos resultados obtidos, foi observado que a contextualização ainda não está tão presente no ensino de física do Brasil. Além disso, foi encontrado que, quando ocorre a contextualização de maneira correta, o desempenho dos alunos foi mais expressivo. Não só as aulas de física estão descontextualizadas, mas as provas em si do ENEM acabam não tendo uma contextualização tão evidente quanto se divulga. Porém, também é dito nas questões contextualizadas do ENEM, o nível de acertos entre estudantes de classe alta e baixa são muito próximos, ao contrário das questões totalmente sem esse contexto. Assim, é importante que haja a contextualização, tanto das aulas quanto das provas, para que seja diminuída a desigualdade dos resultados dos exames.
Descrição: FREITAS, A. T. F. Ensino de física e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma revisão bibliográfica. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19469
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Tereza Fernandes de Freitas.pdf6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.