Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19471
Título: Informática na educação: desafios, limites e possibilidades
Autor(es): Silva, Lucilene Rodrigues da
Palavras-chave: Informática
Informática educativa
Tecnologia
Aprendizagem
Data do documento: 2018
Resumo: Nos dias atuais, vive-se um período de constantes mudanças sociais e educacionais. Nesta realidade, surge a Informática educativa, a qual por intermédio da internet e dos recursos advindos das novas tecnologias, possibilita o avanço das informações instantaneamente, e a construção de diversos conhecimentos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar de que forma as novas tecnologias podem contribuir para a prática pedagógica do professor. A princípio, apresenta-se um breve histórico da Informática na Educação no Brasil. Em seguida, discorre-se sobre as novas tecnologias e Educação. Logo após, trata-se do computador como ferramenta pedagógica. Em continuidade, aborda-se o perfil do professor do século XXI. E, por fim, dialoga-se sobre o uso de softwares educativos: tutoriais, programação, exercitação e jogo. Programas disponíveis em computadores, os quais se usam para realizar várias atividades de diferentes áreas do saber. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e tem bases teóricas em Araujo (1993), Brandão (1995), Castilho (2009), Delors (2003), Kenski (2007), Moran (1995), Nascimento (2007), Valente (1999), entre outros. Espera-se que as reflexões dessa pesquisa, aumente o interesse de educadores e educandos, para que os mesmos utilizem as ferramentas computacionais, de maneira didática, interativa, dinâmica, criativa, e motivacional, e para a construção e reconstrução de novos conhecimentos.
Descrição: SILVA, L. R. da. Informática na educação: desafios, limites e possibilidades. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19471
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucilene Rodrigues da Silva.pdfPDF - Lucilene Rodrigues da Silva3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.