Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19521
Título: O olhar da ergonomia na atividade de trabalho do motorista de ônibus urbano – Uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Anne Caroline de Lima
Palavras-chave: Ergonomia
Condições de trabalho
Saúde do trabalhador
Doenças ocupacionais
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: Introdução. Os profissionais motoristas de ônibus urbano estão expostos a diversos riscos, no exercício de sua função, que podem desencadear o surgimento de doenças ocupacionais. É de responsabilidade da Ergonomia a análise da adequação do ambiente e das atividades de trabalho às capacidades, bem como, as dimensões e necessidades dos trabalhadores. Objetivo. Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise, do ponto de vista ergonômico, da influência das condições de trabalho na saúde do motorista de ônibus urbano. Método. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com características descritivo-analíticas, por meio das bases de dados: LILACS, SciELO e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram incluídos artigos, teses e dissertações em português, publicados entre o ano de 2003 a 2017, direcionados ao estudo do posto de trabalho do motorista de ônibus, doenças ocupacionais em motoristas de transporte público e ergonomia. Como critérios de exclusão, artigos que se referiam aos motoristas de ônibus rodoviário, intermunicipal e interestadual. Conclusão. Com base neste estudo, a partir da literatura eleita, é possível constatar que os trabalhadores motoristas de transporte público urbano estão expostos a diversos riscos, no exercício de sua função, que podem levar ao desenvolvimento de doenças ocupacionais. Além do posto de trabalho, a execução da tarefa e as condições organizacionais também são fatores de risco. Para reduzir estes riscos, evitar os agravos à saúde do motorista e otimizar seu rendimento é imprescindível à abordagem ergonômica de concepção na elaboração do projeto do posto de trabalho.
Descrição: SILVA, A. C. de L. O olhar da ergonomia na atividade de trabalho do motorista de ônibus urbano – Uma revisão de literatura. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19521
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Caroline de Lima Silva.pdfPDF - Anne Caroline de Lima Silva11.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.