Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19561
Título: Diversidade zooplanctônica em reservatórios do semiárido paraibano: Uma análise comparativa dos períodos pré e pós transposição do Rio São Francisco
Autor(es): Barbosa, Vitória da Silva
Palavras-chave: Zooplâncton
Reservatórios tropicais
Biomonitoramento
Alterações abióticas
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Diante da necessidade de maior segurança hídrica verificada no semiárido brasileiro, a transposição do rio São Francisco surge como alternativa atrativa. Todavia, transposições entre bacias constituem eventos de grande perturbação para a biota local, incluindo a comunidade zooplanctônica, havendo possibilidade de alterações significativas em sua estrutura e diversidade. O presente estudo teve como objetivo monitorar e comparar a comunidade zooplanctônica dos reservatórios receptores antes e após a transposição. O estudo foi realizado de Junho/2016 à Agosto/2018, constituindo seis coletas nos reservatórios Poções, Camalaú e Boqueirão. Amostras foram coletadas em três pontos distintos da subsuperfície da coluna d’água, destinadas à análise zooplanctônica, nutrientes e clorofila-a. Foram verificadas mudanças nos parâmetros abióticos pós transposição, como a alteração das concentrações de clorofila-a e nutrientes, diminuição do pH e aumento de turbidez. Estas mudanças afetaram diretamente as contribuições de rotíferos, cladóceros e copépodes em termos de abundância relativa. A riqueza total para o pós transposição foi maior nos reservatório Boqueirão e Poções, e menor para o reservatório Camalaú. A densidade foi substancialmente alterada, com queda expressiva após a transposição, refletindo a perturbação local. Não houve mudanças expressivas de diversidade e equabilidade. O pH, oxigênio dissolvido, volume total armazenado e as concentrações de clorofila-a constituíram os fatores de maior influência sobre o zooplâncton após a transposição.
Descrição: BARBOSA, V. da S. Diversidade zooplanctônica em reservatórios do semiárido paraibano: Uma análise comparativa dos períodos pré e pós transposição do Rio São Francisco. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19561
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitória da Silva Barbosa.pdfPDF - Vitória da Silva Barbosa12.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.