Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19566
Título: Projeto Capoeira Verde: Cultura, movimento e educação ambiental
Autor(es): Melo, Raniere Marcelino dos Santos
Palavras-chave: Capoeira
Movimento
Representação cultural
Educação ambiental
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência vivenciado durante a organização e a realização do evento de batismo e troca de graduação dos alunos do grupo Semente Crioula durante o evento Capoeira Verde, na Comunidade Chã do Jardim, município de Areia – PB. O relato de experiência caracteriza-se poruma descrição de uma determinada experiência com a qual o autor conviveue que de alguma forma possa contribuir significativamente em sua formação profissional..O projeto Capoeira Verde abrange diversas esferas do cotidiano dos capoeiristas. Como por exemplo, a importância de sua representação cultural, o enorme repertório de movimentos e gestos que sua pratica possui e a convivência harmoniosa com a natureza. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante oplanejamento e a realização das atividades ministradas nos três dias em que ocorre o evento Capoeira Verde. Neste relato podemos perceber a enorme dimensão que tem o projeto “Capoeira Verde” enquanto promotor de cidadania, cultura, movimento e educação ambiental para crianças, adolescentes, adultos e pessoas de idade avançada. Utilizamos como metodologia oficinas, palestras e apresentações teatrais, de modo que, todos os alunos participavam ativamente de todas as atividades. Pela experiência vivenciada, conclui-se que o projeto Capoeira verde é uma importante ferramenta de cidadania, cultura e educação, e que, participar ativamente como membro da comissão organizadora de um evento cultural como esse, nos proporcionou um imensurável e valioso aprendizado enquanto profissional de educação, capoeirista coordenador e, sobretudo, como ser humano.
Descrição: MELO, R. M. dos S. Projeto Capoeira Verde: Cultura, movimento e educação ambiental. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19566
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raniere Marcelino dos Santos Melo.pdfPDF - Raniere Marcelino dos Santos Melo10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.