Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19584
Título: Pilarização da argila bentonita com Íon de Keggin
Autor(es): Sousa, Jailson Sampaio de
Palavras-chave: Argila
Pilarização
Bentonita
Íon de Keggin
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: Argilas pilarizadas, também conhecidas como PILC (Pillared Interlayer Clay), são materiais que possuem uma estrutura cristalina porosa permanente, com grande superfície específica, propriedades ácidas e, estáveis termicamente. A porosidade permanente é adquirida pela intercalação de polioxicátions que, após tratamento térmico, formam uma galeria de “pilares” entre as camadas estruturais dos argilominerais. Neste trabalho, uma argila bentonita sódica foi pilarizada com o polihidroxicátion de alumínio ([Al13O4(OH)24(H2O)12]^+7), conhecido como íon de keggin. O material pilarizado pelo íon de keggin foi caracterizado por Difratometria de Raios-X. Os resultados obtidos após o processo de pilarização indicam que houve aumento na distância interplanar observado pelo deslocamento dos picos para ângulos de menores valores.
Descrição: SOUSA, J. S. de. Pilarização da argila bentonita com íon de Keggin. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19584
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson Sampaio de Sousa.pdfPDF - Jailson Sampaio de Sousa9.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.