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dc.contributor.authorSantos, Paulo Roberto dos-
dc.date.accessioned2019-06-05T14:31:35Z-
dc.date.available2019-06-05T14:31:35Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.otherCDD 511.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19588-
dc.descriptionSANTOS, P. R. dos. A visão dos professores de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e o raciocínio lógico. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA inserção da calculadora na sala de aula para resolução de problemas matemáticos, mesmo nos dias atuais, sofre resistência por parte de alguns professores, os quais justificam que esta limita a aprendizagem dos alunos podendo deixá-los “viciados” na máquina. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar situações de ensino com o uso da calculadora em sala de aula, visando compreender o seu papel e potencial para a aprendizagem em Matemática e, como objetivos específicos: fazer um levantamento de concepções dos professores entrevistados sobre o uso da calculadora como ferramenta auxiliar na aprendizagem matemática e identificar as estratégias utilizadas pelos professores que permitem o uso da calculadora na sala de aula, ao trabalhar com os alunos resolução dos problemas matemáticos. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo de campo. Como sujeitos da pesquisa, foram selecionados dez professores de Matemática. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um Questionário elaborado com sete perguntas subjetivas, as quais nortearam as seções de análise. Após a análise dos resultados foi possível perceber que, a atuação do professor mediante o uso da calculadora na sala de aula, requer uma nova postura, em favor do desenvolvimento do raciocínio lógico. Sabe-se que a calculadora pode ser um instrumento que favorece a aprendizagem, sendo útil no desenvolvimento do cálculo mental, na compreensão de propriedades Matemáticas e na resolução de problemas, considerando que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares frente a esta ferramenta pedagógica, mecanismo significativo ao processo de ensinar, compreender e aprender.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectProblemas matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Resolução de problemaspt_BR
dc.titleA visão dos professores de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e o raciocínio lógicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

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