Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19609
Título: Estudos sobre percepção de emoção no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Oliveira, Janilson Mendes de
Palavras-chave: Emoção
Inteligência emocional
Percepção emocional
Data do documento: 18-Fev-2019
Resumo: A percepção de emoções é um aspecto da inteligência emocional. Ela se refere à capacidade individual de identificação do estado emocional em si mesmo, nos outros e em objetos ou condições físicas e de avaliação da autenticidade da expressão. Observado o interesse de pesquisadores na área da psicologia em torno dessa temática, o presente estudo teve como objetivo verificar como vem sendo estudado a percepção emocional pela psicologia no Brasil. Para tanto, foi realizado uma revisão sistemática da literatura de artigos científicos disponibilizados na internet. A pesquisa foi realizada ao mesmo tempo por dois juízes separadamente, com o uso das strings e palavras-chave: “(percepção de emoções) e (brasil OU brasileiro)”; “(emotional perception) AND (brazil OR brazilian)”; Percepção de emoções; Percepção Emocional e Emotional Perception nos indexadores SciELO, PePSIC, IndexPSI e LILACS. Assim, foram incluídos 23 estudos que, por consenso entre os dois juízes, atenderam a todos os critérios de inclusão. A análise desses artigos possibilitou verificar como o tema vem sendo desenvolvido, principalmente a partir dos testes psicométricos, para mensuração dos constructos relativos aos processos cognitivos das emoções. O esforço dos pesquisadores quanto a construção, adequação e validação de instrumentos psicométricos para uso no país se mostraram preliminares sendo necessário ainda mais pesquisas que venham a contribuir com esse objetivo e para avanço dos conhecimentos em percepção emocional nos diferentes aspectos que podem ser adotados para estudos desse tema.
Descrição: OLIVEIRA, J. M. de. Estudos sobre percepção de emoção no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19609
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janilson Mendes de Oliveira.pdfPDF - Janilson Mendes de Oliveira11.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.