Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19619
Título: Ocorrência das principais doenças crônicas em pessoas com deficiência visual em Campina Grande – PB
Autor(es): Alves, Messias Gomes
Palavras-chave: Atenção farmacêutica
Espaço farmacêutico
Deficientes visuais
Data do documento: 23-Abr-2018
Resumo: As doenças crônicas não transmissíveis são um importante problema de saúde pública que ocorre com maior ou menor frequência em várias partes do mundo, dentre estas doenças destacam-se a hipertensão e o diabetes. Essas enfermidades se revestem de maior importância quando acometem as pessoas com deficiência visual, principalmente em países em desenvolvimento pelas dificuldades que esta parcela da população enfrenta para superar as dificuldades ocasionadas pela sua condição e ter acesso aos cuidados necessários para controlar estas disfunções. Nesse contexto a atuação do farmacêutico é de vital importância para garantir a segurança e a efetividade no uso de medicamentos, assim contribuindo sobremaneira no desenvolvimento da autoconfiança orientações quanto aos cuidados com a saúde. Este estudo teve como objetivo principal avaliar a ocorrência de doenças crônicas e a necessidade da Atenção Farmacêutica as pessoas com deficiência visual que frequentam e trabalham no Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste em Campina Grande – PB, para isso, se utilizou uma metodologia de caráter descritivo, de campo qualitativo e quantitativo no período de outubro de 2014 a outubro de 2015. Das amostras analisadas uma parcela significativa da população relatou ter algum problema de saúde, assim, constata-se a necessidade de estimular informações sobre saúde e farmacoterapia aos pesquisados ressaltando a importância do trabalho do profissional farmacêutico na prestação do serviço de Atenção Farmacêutica.
Descrição: ALVES, M. G. Ocorrência das principais doenças crônicas em pessoas com deficiência visual em Campina Grande – PB. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19619
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Messias Gomes Alves.pdfPDF - Messias Gomes Alves17.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.