Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19622
Título: Hábito alimentar e dimorfismo sexual da serpente neotropical Chironius flavolineatus (SQUAMATA, SERPENTES: COLUBRIDAE) em um remanescente de floresta atlântica no nordeste do Brasil
Autor(es): Morais, Erivágna Rodrigues de
Palavras-chave: Serpentes anurófagas
Colubrídeos
Folidose
Dimorfismo sexual
Data do documento: 3-Mai-2018
Resumo: A serpente Colubridae neotropical e semiarborícola Chironius flavolineatus (Jan, 1863) possui ampla distribuição geográfica nos principais biomas brasileiros. Apesar da abrangência de sua distribuição, faltam estudos detalhados sobre aspectos importantes de sua ecologia. Portanto, o presente estudo teve por objetivos investigar o hábito alimentar e dimorfismo sexual de uma população dessa serpente vivendo em um remanescente de Floresta Atlântica no Nordeste brasileiro. Os espécimes foram capturados empregando-se armadilhas de interceptação e queda e buscas ativas visuais limitadas por tempo. Os espécimes coletados foram anestesiados e mortos. Para cada um deles foram registradas oito variáveis morfométricas e duas merísticas; e sua massa corporal total e massa de corpos gordurosos. Os espécimes foram dissecados e seu trato digestório examinado. As presas consumidas foram identificadas e seu tamanho e massa corporal, determinados. Foi examinado o trato digestório de 38 espécimes de C. flavolineatus (23 machos adultos, 12 fêmeas adultas e três jovens). Deste total, 25 serpentes continham presas em seu trato digestório (n= 36 presas). Os tipos de presas mais consumidas pelas serpentes foram os anuros Pristimantes ramagii e Physalaemus cuvieri, enquanto os lagartos foram pouco frequentes. Não houve diferença significativa no número de presas consumidas entre os sexos, nem tampouco entre serpentes adultas e jovens. Existem relações positivas, porém não significativas entre o tamanho e massa das presas e o tamanho corporal e tamanho da cabeça das serpentes, respectivamente. Aparentemente, não há preferência no sentido de ingestão das presas pelas serpentes. As serpentes fêmeas adultas são significativamente maiores do que os machos no comprimento rostro-cloacal; e atingem a maturidade sexual em tamanho corporal mínimo maior do que os machos. As variáve is morfométricas que melhor explicaram o dimorfismo sexual em C. flavolineatus foram o comprimento rostro-cloacal, comprimento total, tamanho da cabeça e diâmetro do olho direito; enquanto a variável merística, o número de escamas ventrais. Não houve difer ença significativa intersexual na robustez corporal e massa corporal total. Porém, serpentes fêmeas adultas possuem massa de corpos gordurosos significativamente maior do que os machos adultos. A população de C. flavolineatus, aqui estudada, é predominantemente anurófaga (como as demais espécies de Chironius) e comporta-se como uma predadora oportunista. Esta serpente também exibe um forte dimorfismo sexual, como semelhantemente relatado para outras espécies cogenéricas.
Descrição: MORAIS, E. R. de. Hábito alimentar e dimorfismo sexual da serpente neotropical Chironius flavolineatus (SQUAMATA, SERPENTES: COLUBRIDAE) em um remanescente de floresta atlântica no nordeste do Brasil. 2018. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19622
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivágna Rodrigues de Morais.pdfPDF - Erivágna Rodrigues de Morais37.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.