Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Géssica Garcia-
dc.date.accessioned2019-06-05T15:13:12Z-
dc.date.available2019-06-05T15:13:12Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19624-
dc.descriptionRAMOS, G. G. A pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básica. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa no ensino de química é de fundamental importância, para a construção do conhecimento crítico e o desenvolvimento intelectual do professor. Na educação básica, faz-se necessário professores/pesquisadores que possam refletir criticamente sobre as suas ações pedagógicas como docentes, buscando compreender a complexidade do ato de ensinar e aprender Química, sendo importante utilizar estratégias de ensino inovadoras, que de alguma forma contribua para a formação de cidadãos. Diante destas questões, este trabalho tem por objetivo, diagnosticar como tem acontecido a prática da pesquisa em ensino de química por professores do ensino médio e fundamental. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Participaram da pesquisa, 6 professores de química das cidades de Puxinanã, Campina Grande, e Matinhas. Os dados foram coletados através da aplicação de dois questionários. A pesquisa aponta diante desta amostragem que 50% dos professores atuam como pesquisadores e 50% não atuam. São vários os motivos desses docentes que não são pesquisadores no espaço educacional, as mais citadas foram má formação durante sua graduação e a falta de tempo para exercer práticas inovadoras no ensino. Existem também motivações que incentivaram esses 50% dos professores se tornarem pesquisadores, e uma das mais citadas foi à gratificação financeira paga através do prêmio mestres da educação. Neste contexto, torna-se importante que os professores reflitam sobre a importância de usarem a pesquisa como prática para a reflexão de suas ações pedagógicas, melhorando o Ensino de Química na educação básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Dias Nerypt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectPesquisadorespt_BR
dc.titleA pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Garcia Ramos.pdfPDF - Géssica Garcia Ramos14.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.