Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19627
Título: Desenvolvimento de potenciais compostos acrilatos-indólicos e seus derivados destinados à terapêutica de câncer
Autor(es): Costa, Mércia Amaro da
Palavras-chave: Química medicinal
Tratamento do câncer
Atividade antitumoral
Hibridação molecular
Data do documento: 16-Mai-2019
Resumo: Um dos maiores desejos da atualidade, dentre os pesquisadores da área de química medicinal, está voltado para descoberta de um fármaco eficaz para o tratamento do câncer, uma das maiores causas de morte no mundo. Fármaco esse seguro, capaz de não provocar efeito colateral e que traga maior conforto ao paciente durante o período de tratamento. Esse desejo vem incentivando pesquisas no mundo inteiro, numa perspectiva de buscar cura ou um tratamento eficaz. Dessa forma, pensando na problemática que esse trabalho procurou desenvolver uma série de novos compostos, partindo de núcleos já privilegiados pela literatura, como o indol, dirigido para atividade antitumoral. Então, foram sintetizados 8 compostos a partir de reações de condensação de diferentes grupos metilenos com aldeídos-indólicos em meio etanólico e básico. As reações apresentaram bons rendimentos entre 52 à 80%, com bons parâmetros de pureza baseado em seus intervalos de temperatura de até 4° C na fixa de fusão, atendendo as regras de Lipinsk em seu equilíbrio hidrofílico-lipofílico. Apenas 4 dos 8 compostos tiveram suas estruturas confirmadas através de técnicas espectroscópicas, sendo esses MA02, CAIC, ICIP e ICMD, apresentando bandas de absorção nos espectros de IV e RMN e massa esperadas. Todos os compostos foram submetidos ao teste de citotoxicidade utilizando eritrócitos humanos do tipo O+, baseando-se na capacidade das molécula causarem lise celular, sendo os compostos com maior capacidade de hemólise ICIP, M2 e M3, se aproximando mais do valor de referência esperado de 30%. Visando os possíveis efeitos antitumorais, os compostos foram submetidos a estudos computacionais de interação molecular no alvo Topoisomerase IIα utilizando a metodologia do docking. O composto ICIP se destacou com melhores resultados de interação com o alvo, privilegiando o grupamento isopropílico que foi o principal responsável pela formação do complexo entre alvo e molécula e que não faz parte da estrutura molecular dos demais compostos. Os resultados de atividade citotóxica não alcançaram o valor padrão de 30%, porém apresentaram resultados próximos para os compostos ICIP, M2 e M3, abrindo margem para realização de outros testes para análise de possíveis mecanismos diferentes de lise celular a partir desses compostos.
Descrição: COSTA, M. A. da. Desenvolvimento de potenciais compostos acrilatos-indólicos e seus derivados destinados à terapêutica de câncer. 2019. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19627
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Amaro da Costa.pdfPDF - Mércia Amaro da Costa35.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.