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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alexandria, Evania Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T18:27:38Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T18:27:38Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19635 | - |
dc.description | ALEXANDRIA, E. S. de. Questões de variação linguística no ENCCEJA - dos documentos oficiais à formação de jovens e adultos críticos. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem das questões de variação linguística nas provas de língua portuguesa no exame do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) da edição 2017. Para a realização dessa pesquisa, seguimos a linha da Sociolinguística, já que ela contribui para melhorar a qualidade de ensino de língua portuguesa, através dessa relação que busca investigar a língua a partir do contexto em que seus falantes estão inseridos. Apoiamo-nos nas pesquisas Sociolinguísticas de Bagno (2008), Cezario e Votre (2011) e Bortoni-Ricardo e Rocha (2016) os quais abordam questões relacionadas à linguagem dentro do contexto social e, consequentemente, a variação linguística, como também será abordada a questão de norma e as noções de “erro”. Também será mostrado que o exame do ENCCEJA não investe em dados quantitativos e nem qualitativos com relação a questões de variações linguísticas, pois, quando essas questões são abordadas nas provas, não levam os candidatos a refletirem sobre o que realmente é a língua moldada e situada por variações e mudanças em seu uso, como também verificamos que a contextualização desses itens nas questões não é feita de maneira equitativa entre as habilidades mencionadas na Matriz do exame. Nesse sentido, percebe-se, que o exame não consegue cumprir com o propósito do Livro Introdutório e da LDB, cuja proposta é valorizar a experiência adquirida por esses indivíduos fora da escola, através de práticas sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | ENCCEJA | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino | pt_BR |
dc.title | Questões de variação linguística no ENCCEJA - dos documentos oficiais à formação de jovens e adultos críticos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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