Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeandro, Patrícia Monteiro-
dc.date.accessioned2019-06-06T12:52:35Z-
dc.date.available2019-06-06T12:52:35Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.otherCDD 469.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19638-
dc.descriptionEnsino de gramática contextualizada: análise do livro didático. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o ensino de Língua Portuguesa tem passado por reformulações nas últimas décadas e partindo do princípio de que o sujeito se constitui na e pela linguagem, faz-se necessário refletir sobre mecanismos para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de um sujeito autônomo e crítico de seus enunciados. Ressalta-se, assim, a importância de se pensar sobre o ensino de línguas de forma contextualizada, buscando conciliar conteúdo a fatos do cotidiano. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar se o trabalho com os aspectos gramaticais da língua portuguesa são abordados de maneira contextualizada no 6° ano do ensino fundamental, a partir da análise de um livro didático de Língua Portuguesa, disponibilizado nas escolas municipais de São Bento-Paraíba. De caráter bibliográfico-documental, o referente estudo apoiou-se nas orientações teóricas de Antunes (2003- 2007- 2014), Travaglia (2009), Moura (1997), dentre outros autores que trazem posicionamentos pertinentes acerca da temática abordada. Trata-se de um estudo que aponta para a necessidade de repensar a forma como os aspectos gramaticais são abordados no livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental, tendo em vista um ensino interativo e contextualizado que permita ao educando o desenvolvimento de suas competências comunicativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleEnsino de gramática contextualizada: análise do livro didáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Monteiro Leandro.pdf7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.